Notícia

Procuradores de Justiça tomam posse em solenidade no MPRJ

Inserido em 3 de outubro de 2022
Compartilhamento

Os 24 novos procuradores de Justiça do MPRJ tomaram posse nesta segunda-feira (3), em solenidade na sede da instituição, no Centro do Rio. Eles são oriundos de seis concursos diferentes de ingresso no Ministério Público.

Para o presidente da Amperj, o procurador de Justiça Cláudio Henrique Vianna, “a recepção aos novos colegas no Colégio de Procuradores é um momento de alegria e renovação da instituição; com certeza, cada qual, com a experiência adquirida na carreira, terá grandes contribuições para que o MP cumpra seu papel constitucional também em segundo grau”.

Leia Mais: Amperj disponibiliza convênios com duas escolas de dança

Corrida Jurídica 2022 ainda tem cinco vagas disponíveis

A cerimônia contou também com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; do corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Martins; do president da Femperj, Sávio Bittencourt; da presidente do Ceprojus (Centro dos Procuradores de Justiça) do MPRJ, Maria do Carmo dos Santos Casa Nova; do presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública no Estado do Rio (Sicoob/Coomperj), Luiz Antonio Ferreira de Araújo; e de outras autoridades, membros do MP e familiares.

Solenidade

A procuradora Maria da Glória Guarino de Oliveira Lucas leu o juramento, junto com os demais, e Taciana Dantas Carpilovsky fez o discurso de posse. Ela agradeceu a presença de todos e lembrou a alegria do evento presencial depois do longo período de pandemia. “Chegamos ao topo da nossa carreira no Ministério Público. Apesar de pertencermos a seis diferentes concursos, somos da mesma geração e carregamos os mesmos sonhos e ideais de quando ingressamos nesta nobre instituição”, afirmou.

Taciana lembrou as batalhas que a carreira no Ministério Público impõe a cada um e dos desafios desse novo posto. “Estamos diante de novos desafios e novas perspectivas. Como procuradores de Justiça, manteremos o espírito de luta que nos acompanha, a vontade de promover a justiça e a defesa incansável do Direito”, disse a procuradora.

Boas-vindas

O procurador de Justiça José Maria Leoni Lopes de Oliveira foi escolhido para fazer o discurso de boas-vindas aos novos colegas. Ele relembrou os mais de 27 anos de MPRJ de cada um e as dificuldades vividas, desde as provas do concurso, à peregrinação por áreas de atuação e comarcas.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, se disse feliz por ver neste novo grupo colegas de sua geração e concurso. Relembrou que a própria Taciana Carpilovsky foi a oradora do Concurso de 1995 e reafirmou a importância de celebrar junto aos colegas e familiares, após o período pandêmico.

Os novos procuradores de Justiça do Rio de Janeiro

Albino José da Silva Filho
Ana Carolina Mendes Nogueira Gomes
Anabelle Macedo Silva
Augusto Vianna Lopes
Celso de Andrade Loureiro
Eliane de Lima Pereira
Fátima Lúcia Alves Ferreira Nunes
Guilherme Magalhães Martins
Guilherme Soares Barbosa
Gustavo Adolfo Vieira Dutra de Almeida
João Carlos Brasil de Barros
Joel Cesar Dantas de Sampaio
Liana Barros Cardozo de Sant´ana
Luciano Lessa Gonçalves dos Santos
Luiz Antonio Corrêa Ayres
Marcos Moraes Fagundes
Marcus Cavalcante Pereira Leal
Maria da Glória Guarino de Oliveira Lucas
Maria de Lourdes Féo Polonio
Maria Elisabete Cardoso Antunes da Costa
Mônica Soares Santos Corrêa
Nizete de Azevedo Oliveira
Renato Lisboa Teixeira Pinto
Taciana Dantas Carpilovsky

Fotos: Yuri Murta/Amperj e Bruno Bou Haya/MPRJ