Notícia

Machismo e assédio são temas de edição especial do CineDebate Amperj

Inserido em 5 de abril de 2021
Compartilhamento

“O cinema é uma importante ferramenta na construção do nosso olhar, provocando em nós uma sensação de grande empatia com personagens em situação de vulnerabilidade.” A declaração da procuradora de Justiça Patrícia Carvão resume o espírito do projeto CineDebate, inaugurado com uma edição especial na terça-feira (30). Em pauta, machismo e assédio moral no ambiente de trabalho.

Leia mais: Em audiência pública, promotora Roberta Rosa Ribeiro aponta racismo estrutural no sistema de Justiça
Com apoio da Amperj, Conamp cria gabinete integrado de crise contra ataques ao MP

O filme “A assistente” (Kitty Green, 2021) foi o escolhido como ponto de partida. O debate foi depois da exibição de um trecho do longa. A professora de Filosofia Viviana Ribeiro, cofundadora do IPA comunidade de pensamento e convidada para a conversa, ilustrou sua fala com dados sobre as condições sociais e econômicas da mulher hoje. Ela pontuou que toda a nossa vida em sociedade se desencadeia a partir do marcador de gênero. “A luta das mulheres encaminha mudanças na estrutura do Estado e das instituições, produzindo uma verdadeira transformação da democracia”, afirmou.

Já Patrícia Carvão ressaltou a necessidade de se desconstruir a ideia de que mulheres tendem a disputar entre si. Ela também chamou a atenção para o fato de que mulheres vítimas de experiências ruins acabam sendo responsabilizadas pelas escolhas que as levaram até ali. Ao falar dos esforços que devem ser empenhados na busca pela construção de ambientes de trabalho mais seguros, a promotora citou a Resolução nº 2229, de 2018, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que instituiu a Comissão para Prevenção ao Assédio Moral na instituição. 

A procuradora também compartilhou sugestões de outros filmes que abordam a temática da luta feminina por mais espaços: “Você não estava aqui” (Ken Loach, 2019), “Eu não sou um homem fácil” (Éléonore Pourriat, 2018) e “Meu rei” (Maïwenn, 2015).

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, e o diretor Cultural da Associação, Rogério Pacheco, agradeceram a participação dos presentes e comentaram a relevância do debate em celebração ao mês de março, em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.

A íntegra do CineDebate estará disponível na intranet da Amperj.