Notícia

Amperj patrocina concurso cultural para crianças e adolescentes acolhidos

Inserido em 16 de setembro de 2021
Compartilhamento

A Amperj está patrocinando o 11º Concurso Cultural do MCA (Módulo Criança e Adolescente), realizado para incentivar crianças e adolescentes acolhidos em entidades ou em programa de acolhimento familiar no Estado do Rio de Janeiro a se engajar em atividades artísticas e culturais.

Leia Mais: Câmara aprova quarentena de 4 anos para candidatura de membros do MP e magistratura
Evento on-line discute impactos da Reforma da Previdência estadual para o serviço público

“O objetivo é dar visibilidade a manifestações artísticas de crianças e adolescentes acolhidos, que produzem, pensam e sonham, e que querem voltar para casa o mais rápido possível. Se não podem voltar ao convívio com a família, aguardam a definição da sua situação jurídica o quanto antes. É um momento muito sensível da vida deles, com abalos psicológicos, e o concurso é uma forma de levar alento, reconhecimento e alegria, além de dar visibilidade social à temática do acolhimento”, explica o promotor Rodrigo Medina, coordenador do CAO Infância e Juventude (área não-infracional).

Foi instituída uma comissão avaliadora dos trabalhos, integrada pelos promotores do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e por servidores do Ministério Público; parte deles, da própria gestão do MCA. Ao todo, serão premiados 17 trabalhos artísticos, sendo cinco na categoria de crianças e cinco na categoria de adolescentes, além de sete menções honrosas.

Medina ressalta a importância do patrocínio da Amperj. “A participação da Amperj é essencial. Todos os anos nós contamos com o apoio financeiro da Associação, que é responsável pelo custeio da maior parte dos prêmios entregues às crianças e adolescentes. Cada um dos premiados tem a possibilidade de escolher o que quer ganhar dentro do valor estipulado para cada prêmio individual. Nossa equipe adquire os presentes escolhidos e organiza a logística para entrega a cada criança e adolescente premiado, nos mais diversos municípios do Rio”, conta o promotor.

Concorrem crianças de até 11 anos e 11 meses, e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos e 11 meses. O resultado do concurso vai ser divulgado no dia 24, durante webinar de apresentação dos dados do 27º Censo da população infantojuvenil acolhida no Estado do Rio de Janeiro, que se dá no contexto da pandemia da Covid-19. O evento, anual, será pela segunda vez no modelo virtual, devido à necessidade do distanciamento social.

“O concurso é mais uma das etapas desse grande evento que nós realizamos, sempre em setembro. Trazemos para o debate público, para a mídia e para o Ministério Público internamente a pauta do acolhimento”, diz Medina.

A transmissão do webinar será pelo canal do youtube IERBB/MPRJ. Clique aqui e confira a programação.