Notícia

Turma do 29º concurso celebra 14 anos da posse

Inserido em 15 de outubro de 2021
Compartilhamento

O dia 15 de outubro de 2007 marca a vida pessoal e profissional dos integrantes da turma do 29º concurso de ingresso no MPRJ. A data da posse foi o divisor de águas na trajetória de quem, desde então, se orgulha do caminho escolhido e da relevância do trabalho diário.

Leia Mais: Em nota, Conamp defende rejeição integral do texto da PEC 05
Dicas para o seu fim de semana
Passados 14 anos, o promotor Carlos Gilberto Magalhães recorda-se da tensão e do empenho da época da preparação para o certame. “Era muita adrenalina e tensão, e trocávamos bastante informação com os colegas. Hoje me lembro disso com saudosismo”, relata Magalhães, que ressalta ainda a inspiração que recebeu ainda na faculdade de dois professores da Faculdade de Direito da UERJ: os procuradores Heitor Costa Júnior e Afrânio Silva Jardim.

A conquista da sonhada vaga no MPRJ não veio facilmente. “Naquela época, eu já era defensor público, e titular da comarca de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Então boa parte dos meus estudos era no ônibus, porque a viagem era de mais de 5h para o Rio. Eu ouvia áudio de aulas, o que me ajudou muito”, diz o promotor, há nove anos no município de Santo Antônio de Pádua, também no interior fluminense.

Promotor da infracional de Macaé, no Norte Fluminense, Bruno Roberto Calvano também mantém vivas as memórias dos estudos em 2007. “Lembro de acordar às 5 da manhã para fazer o dia de estudo render mais, e estudar o dia inteiro até a noite nos dias que eu tinha disponível. Ouvia aulas gravadas o tempo todo, mesmo quando ia para a academia ou estava a caminho da UERJ, onde fazia residência jurídica. Lia várias vezes transcrições de aulas”, enumera.

A possibilidade de atuar com independência no dia a dia do trabalho é algo que impulsionou a todos neste árduo caminho, Calvano conta. Os laços que se formaram entre os colegas – apesar da distância física entre os que estão na capital e em outras cidades – são um bônus.

“O que me motivou a ingressar na carreira foi a vontade de trabalhar com Direito Penal e a ideia de agir com liberdade de consciência”, diz o promotor. “Desde que ingressei, mantenho alguns bons amigos de concurso.”

Compõem ainda a turma os associados Álan Ribeiro de Oliveira, Alessandra Celente, Allyne Giannini, André Ferreira João, André Luiz Farias da Silva, Anna Gabriella Taunay, Bruno Menezes Santarem, Carla Araújo de Carvalho, Carlos Eugenio Laureano, Claudia Sobrino Virgolino, Daniela Peroba, Diego Abreu da Silva, Diogo Erthal, Edson Goes de Aguiar Junior, Érika Schittini, Fabio Miguel de Oliveira, Fernanda Terciotti, Gabriela Brandt, Glicia Crispim, Helena Rohen, José Carlos Gouvêa Barbosa, Juliana Gomes Viana, Luana Albuquerque, Luciana de Jorge Gouvêa, Marcelo Alvarenga Faria, Marcia de Oliveira Pacheco, Maristela Naurath Rebello de Faria, Olimpia Coelho, Paula Campanário, Paulo Leal Moreira, Philipe Mello Figueiredo, Renata Gosende Fernandes, Renata Magnus, Renata Cyrne, Roberta dos Anjos, Sandra Macedo e Tatiana Kaziris Pereira.