Notícia

Primeiro presidente da Amperj, Everardo Moreira Lima lança livro de cartas

Inserido em 8 de setembro de 2022
Compartilhamento

Primeiro presidente da Amperj, o procurador de Justiça aposentado Everardo Moreira Lima vai lançar o livro “Cartas aos Amigos” no Prédio das Procuradorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A solenidade também terá uma homenagem a todos os escritores membros e servidores do MPRJ que produziram obras jurídicas e literárias.

O evento será às 15h de 19 de setembro (segunda-feira) no espaço “MPRJ escreve Direito” na exposição “131 Anos de Ministério Público no Rio de Janeiro”, no Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves.

Leia Mais: Caco Barcellos fará a palestra inaugural do Congresso da Amperj

Conamp ingressa no STF contra dispositivos da Lei de Improbidade

A obra “Cartas aos Amigos” é uma coletânea selecionada a partir de mais de 300 cartas que Everardo Moreira Lima enviou a familiares, amigos e colegas durante quase 30 anos. Ele discorre sobre os mais diversos assuntos – como família, vida, literatura, cidadania, viagens e pós-verdade -, a partir de suas circunstâncias e experiência de vida.

Everardo Moreira Lima ingressou no MP em 1951, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital federal, no primeiro concurso de provas e títulos do Distrito Federal. Tomou posse após nomeação pelo então presidente Getúlio Vargas. Iniciou como promotor de Justiça no Tribunal do Júri em 1952 e atuou em causas de grande repercussão no II Tribunal do Júri.

Everardo acompanhou ativamente a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, a fundação do estado da Guanabara em 1960, a fusão do antigo estado do Rio de Janeiro com a Guanabara em 1975 e a preparação da Constituição Cidadã de 1988. Foi o primeiro promotor titular da 21ª Vara Criminal, o primeiro presidente da Amperj e o primeiro membro do Ministério Público a receber o Colar do Mérito Judiciário.

A Amperj e o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior convidam todos os públicos a se inspirarem neste quase centenário e bem-humorado brasileiro.

Lançamento do livro “Cartas aos Amigos”
Data: 19 de setembro de 2022
Horário: 15h
Local: Prédio das Procuradorias de Justiça do MPRJ (Av. Marechal Câmara, n 370 – Centro – Rio de Janeiro)