Notícia

Denise Tarin vai mediar encontro sobre risco de desastres

Inserido em 10 de março de 2023
Compartilhamento

A procuradora de Justiça e coordenadora do Programa Segurança Humana, Denise Tarin, será a mediadora do encontro “Redução de Risco de Desastres e Novas Tecnologias”, na próxima quarta-feira, a partir das 19h. O evento será online, pela plataforma Teams, e não é necessário fazer inscrição.

Leia Mais: Inscrições para o Prêmio Innovare vão até 8 de maio

Roda de conversa sobre combate ao racismo será na segunda (13)

O evento é organizado pelo Programa Segurança Humana do MPRJ, em conjunto com a Rede de Resiliência da Região Serrana – RJ (Rede Ser.ra) e vai apresentar ferramentas para fortalecer as comunidades, por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC), onde os moradores de áreas de risco são os protagonistas nas ações de prevenção, resposta e percepção do risco de desastres. O objetivo é promover um diálogo entre moradores de comunidades em áreas de risco, técnicos e agentes que trabalham na mitigação de desastres socioambientais.

O programa Segurança Humana do MPRJ é desenvolvido, desde 2014, e visa integrar os promotores de Justiça nos municípios mais suscetíveis territorialmente na adoção de medidas de prevenção de desastres, mobilizar a população para a segurança nas comunidades e fomentar a comunicação comunitária e o estabelecimento de protocolos pelo Poder Público.

A outra organizadora do encontro é a Rede Ser.ra, que vem desde 2022 integrando diversas ações educacionais e técnicas ao lado dos moradores e de diferentes órgãos nos municípios da Região Serrana.

Vão participar do evento a coordenadora do Nudec Vale do Cuiabá e vice-presidente do Conselho de Defesa Civil de Petrópolis, Cristina Rosário, sobre sua experiência de 10 anos no Nudec-Cuiabá; Leandro Torres, professor  da Escola Politécnica da UFRJ, que falará sobre “Alerta e Desocupação Emergencial: o Papel do Nudec”; Júlio Valente, fundador da Startup CEM, sobre “Comunicação de Emergências”; e Diogo Machado, diretor de mercado da Quiron Digital Forestry, sobre “Tecnologia para Monitoramento de Florestas”.

O tema é de importância para um país que convive com diversas tragédias como a de Petrópolis, em 2022, e mais recentemente, a do litoral paulista. Não percam a oportunidade e participem!

Para acessar a Plataforma online, clicar aqui.

Mais informações pelo Instagram