Notícia

Ponte Rio-Niterói adotará pedágio ‘free flow’ a partir de junho

Inserido em 15 de maio de 2023
Compartilhamento

A ponte Rio-Niterói vai começar, em junho, a cobrar o pedágio pelo sistema “free flow”, ou Fluxo Livre, que elimina a necessidade de cabines físicas.

Leia Mais: Femperj fará palestra aberta para debater o PL 2630/23

Marcos Ramayana lança 12ª edição de livro sobre código eleitoral

A cobrança das tarifas para carros, caminhões, ônibus e motos na ponte Rio-Niterói seguirá o mesmo formato utilizado na BR-101. Os motoristas não precisarão reduzir a velocidade nem parar para pagar a tarifa. A estrutura é composta por pórticos equipados com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos e realizar o débito.

Haverá duas maneiras de fazer o pagamento. Se o carro tiver a tag (etiqueta eletrônica) de uma empresa que presta serviço particular de administração de taxas de pedágio, a cobrança será na fatura da operadora. Caso contrário, o valor terá de ser pago em até 15 dias corridos, por meio dos canais digitais da concessionária da rodovia ou de forma presencial em uma das bases operacionais. A EcoPonte ainda divulgará os valores. 

Segundo Claudia Azevedo, que atende os associados da Amperj em questões ligadas ao trânsito, os motoristas devem tomar cuidado com o novo sistema. “Neste pedágio, não há isenção. Em até 15 dias será cobrado o valor do pedágio e o não pagamento resulta na perda de cinco pontos na CNH e multa. A principal diferença desse pedágio em relação aos demais é ausência de filas e do contato humano.”

Dúvidas sobre o Detran

A Amperj disponibiliza serviço de apoio aos seus associados com o objetivo de facilitar a solução de problemas no Detran/RJ. Claudia Azevedo, da Amperj, atende os associados na Rua Debret, 23, 5º andar. Ela atua dando entrada e acompanhando recursos de infração e defesa contra multas, marcando vistorias e renovação de CNH e, ainda, orientando os interessados nos casos de venda e documentação de veículos.

Esse atendimento é gratuito e exclusivo para os associados e seus dependentes, das 9h às 17h. A marcação de horários pode ser feita pelos telefones (21) 2210-5291 ou pelo email: apoio@amperj.org.br.