Notícia

Presidente e associadas da Amperj participam do Congresso Conamp Mulher

Inserido em 14 de junho de 2023
Compartilhamento

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, promotoras e procuradoras de Justiça do Rio de Janeiro participaram, nesta quarta-feira (14), da abertura do primeiro Congresso Conamp Mulher, em Brasília. Organizado pela Comissão de Mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, o evento começou com a palestra da ministra do STF Cármen Lúcia.

Leia Mais: Atuação do MP ganha força na escolha dos Conselhos Tutelares

Amperj recebe troféu de vice-campeão da ‘Bancada da Bola’

Ao falar sobre “A Atuação do Sistema de Justiça Brasileiro Voltada para a Promoção da Equidade de Gênero”, a ministra afirmou: “Meu carinho pelo Ministério Público é quase uma segunda pele para mim, vem da alma. Respeito as possibilidades que o Brasil tem de promover as transformações necessárias por ter o Ministério Público que tem”.

Cármen Lúcia ressaltou a necessidade de uma postura de enfrentamento da atual posição feminina, já que mulheres, de acordo com a ministra, ainda são percebidas como desiguais e sem valor. “O que queremos é igualdade entre todos. Somos mulheres em movimento permanente.”

A ministra finalizou citando Guimarães Rosa: “Sorte é isso, merecer e ter”. E acrescentou: “Mas eu tenho aprendido que para a gente ter, é preciso lutar. Merecer, todos nós merecemos uma sociedade justa sim. Mas merecer e ter é uma ação construtiva. Portanto, que todas nós façamos por ter, ter direitos iguais, um Brasil justo para todos”. 

A programação do congresso se estendeu por todo o dia e vai terminar nesta quinta-feira (15), com a palestra da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge. Nos painéis está sendo debatida a questão de gênero e equidade no Ministério Público brasileiro.

A mesa de honra da solenidade de abertura contou com as presenças das seguintes autoridades: Manoel Murrieta, presidente da Conamp; Deluse Amaral, coordenadora de Comissão de Mulheres da Conamp; Georges Seigneur, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF); Raquel Dodge, subprocuradora-geral da República; César Mattar Jr., presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG); Eunice Carvalhido, representando o procurador-geral da República; Otávio Rodrigues Júnior, representando o presidente do CNMP; Adriana Medeiros Gurgel de Farias, representando a Corregedoria Nacional do Ministério Público; e Renata Malheiros, representando o Sebrae Nacional.

As associadas da Amperj que estão participando do primeiro Congresso Conamp Mulher são: Ana Carolina Brochini Nascimento Gomes, Ana Cristina Fernandes Pinto Villela, Carla Rodrigues Araujo de Castro, Débora da Silva Vicente, Erika Puppim, Eyleen Marenco, Inês da Matta Andreiuolo, Isabela Jourdan da Cruz Moura, Larissa Ellwanger Fleury Ryff, Leila Machado Costa, Luciana Soares Rodrigues, Maria Helena Ramos de Freitas, Renata Vieira Carbonel Cyrne, Roberta Dias Laplace, Roberta Rosa Ribeiro e Tatiana Carvalho de Oliveira Cavalcanti.

Congresso Conamp Mulher  

Data: 14 e 15 de junho de 2023

Horário: 8h às 18h / 8h às 16h

Local: Auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – Brasília (DF)