Notícia

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 27 de outubro de 2023
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Patricia Carvão é uma entusiasta dos filmes e do cinema. A partir desta sexta-feira (27), ela passa a assinar a coluna “Dicas Cinematográficas de Patricia Carvão”, que estará quinzenalmente na newsletter da Amperj.

Leia Mais: Promotores aposentados visitam o navio ‘ mais bonito do mundo’

25º Congresso Nacional terá 70 participantes do Ministério Público do Rio

“Meu gosto é bem eclético, bem diversificado. Gosto de filmes antigos, novos, cinema, DVD e streaming. O filme precisa me conectar de alguma forma, despertar sentimentos, alguma reflexão”,  afirma a procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Nesta coluna inaugural, ela faz comentários sobre uma produção da França e uma da Argentina. A newsletter é distribuída aos associados nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. A coluna estará sempre às sextas-feiras.

Acompanhe as “Dicas Cinematográficas de Patricia Carvão”.

A ÚLTIMA LIÇÃO

O filme francês disponível na Prime Vídeo aborda um tema muito sensível: o envelhecimento e o respeito à autodeterminação de cada indivíduo e à sua maneira de encarar a própria existência.

Ao completar 92 anos, Madeleine informa à família que não deseja mais viver. Ela está lúcida. Todos ficam atordoados com a notícia, e cada familiar vai reagir de maneira diferente à vontade manifestada. 

Um filme muito interessante e muito intenso, que nos leva a refletir também sobre o direito à morte digna. Ao mesmo tempo que trata de um tema muito duro, o filme é muito bonito e nos faz valorizar a vida acima de tudo.

Paradoxos do existir.

Ficha

A Última Lição (La Dernière Leçon)

Diretora: Pascale Pouzadoux

Elenco: Sandrine Bonnaire e Marthe Villalonga

Produção de 2015

ABUTRES

Um filme com Ricardo Darín sempre merece atenção!

Produção argentina, “Abutres” entrou no catálogo da Netflix  recentemente. 

Sosa é um advogado envolvido com a máfia de seguros decorrentes de acidentes automobilísticos. Ele conhece Lujan, médica séria e dedicada que trabalha no hospital para onde os feridos eram levados. Os dois se envolvem, mas a relação segue conflituosa por conta dos diversos envolvimentos de Sosa com terceiros que fazem parte do esquema de faturamento com base no aliciamento dos familiares das vítimas.

Será possível para Sosa  sair ileso desse esquema tão lucrativo? Será que, de fato, a mudança de Sosa é genuína?

A narrativa prende a atenção, e as interpretações de Sosa e de Lujan (Martina Gusmán @margusman) são excelentes!

Ficha

Abutres (Carancho)

Diretor: Pablo Tapero

Elenco: Ricardo Darín e Martina Gusmán

Produção de 2010