Notícia

‘MP é parte importante de nossas vidas’, diz Saturnino, nos 25 anos de posse do 21º Concurso

Inserido em 1 de novembro de 2023
Compartilhamento

A turma do 21º Concurso de Ingresso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro completa 25 anos do aniversário de posse nesta sexta-feira (3) e vai celebrar a data com um almoço na sede da Amperj, em 10 de novembro.

Leia Mais: Amperj reitera ao PGJ pedido de equiparação de vantagens remuneratórias à magistratura

Regional de Nova Friburgo se reúne em jantar com recursos do ‘Você é o gestor’

Segundo Carlos Frederico Saturnino de Oliveira, membro da turma, “o MP é importante em nossas vidas, tanto nas alegrias dos bons resultados obtidos, quanto nas frustrações quando não pudemos evitar injustiças”.

“A parte mais difícil do trabalho não é a complexidade técnica ou os riscos que precisamos enfrentar. O que realmente é desafiador é manter a motivação elevada, mesmo quando você está quase sozinho lutando por justiça e pela aplicação da lei”, afirmou.

Outra integrante do grupo, Alessandra Honorato Neves disse que o MP é a casa que escolheu para se dedicar profissionalmente. “Esta é a instituição onde deixei e deixo o melhor de mim em termos de missão de vida. Missão assentada nos valores pelos quais eu mais primo: ética, senso de justiça, retidão e assertividade.” 

Para ela, os 25 anos foram de construção paulatina, dia após dia. “Enquanto acreditarmos que podemos fazer mais e melhor pela sociedade, que representamos, valerá a pena integrar o MP. Ele se modernizou, o ser humano evoluiu, e o promotor de Justiça tem de acompanhar esse processo e dar o melhor com os recursos de que dispõe.” De acordo com Alessandra, a graça de ser promotor é se realizar no processo diário de dedicação. “É uma escolha diária, árdua, porém extremamente gratificante.”

Para Cláucio Cardoso da Conceição, “ser membro do MP é ter a oportunidade de materializar a vocação de  servir à sociedade com os melhores propósitos. A aprovação no concurso foi um dos marcos mais importantes da minha vida profissional e pessoal”, disse.

Os aprovados no 21º Concurso, por ordem alfabética, foram Adriana Lucas Medeiros, Alberto Flores Camargo, Alessandra Honorato Neves, André Machado Ricci, Anna Christina Dantas Rodrigues, Beatriz Leal de Oliveira, Carlos Frederico Saturnino de Oliveira, Caroline Andrade Bueno Fernandes, Cesar Rampazzo da Cruz, Cláucio Cardoso da Conceição, Cláudia das Graças Matos de Oliveira Portocarrero, Cláudio Serra Feijó, Cristina Figueiredo de Castro do Rêgo Monteiro, Daniela Moreira da Rocha Vasconcellos, Danielle Silva de Carvalho, Dário Marcelo Menezes Brandão, Eduardo Paes Fernandes, Elisa Ramos Pittaro Neves, Elyèth Costa Silva Jardim, Erica Roga, Fernanda Vale Pacheco de Medeiros, Flávia Ábido Alves, Flávia Figueiredo Roxo, Gustavo Campos de Oliveira, Jorge Magno Reis Vidal, José Luiz Acatauassú Bittencourt, José Luiz Pimentel Batista, Julio Machado Teixeira Costa, Leonardo Monteiro Vieira, Lúcio Pereira de Souza, Luís Otávio Figueira Lopes, Madalena Junqueira Ayres, Marcelo Moutinho Ramalho Bittencourt, Márcio Souza Guimarães, Mônica Martino Pinheiro Marques, Nelma Lúcia de Melo Mendes, Patrícia do Couto Villela, Paula Campello Costa Borges Fulchi, Paulo Tarso Santiago Leite, Rodrigo Lima Gomes, Rosana Barbosa Cipriano Simão, Rosana Rossés Petró, Rosemery Duarte Viana, Salvador Bemerguy, Simone Gomes de Souza, Simone Paiva da Motta, Valéria de Sousa Linck, Vicente de Paula Mauro Junior.