Notícia

Último módulo do Curso de Filosofia em 2023 começa nesta quarta-feira (29)

Inserido em 29 de novembro de 2023
Compartilhamento

O Curso de Filosofia da Amperj abordará os pontos em comum nas obras dos filósofos Spinoza e Nietzsche. O professor Silvério Ortiz convida associados e dependentes para o último módulo do ano, formado por cinco aulas. A primeira delas será nesta quarta-feira (29). Os associados poderão conhecer as similaridades  entre os dois pensadores, que viveram em séculos diferentes.

Leia Mais: Rio receberá R$ 500 milhões nos próximos anos em acordos de leniência

‘País progrediu no combate à corrupção de funcionários públicos’, diz conselheira do TCE

Segundo o professor, ao longo das aulas do módulo “Spinoza + Nietzsche: maldita dualidão”, os alunos conhecerão os cinco pontos de aproximação entre as ideias dos filósofos, conforme assinalado por Nietzsche: a negação da liberdade da vontade, a negação da finalidade, a negação da ordem moral do mundo, a negação do altruísmo e a negação do mal.

“A dualidão do título vem de uma carta que Nietzsche escreveu quando descobriu Spinoza, em julho de 1881. Nela, o filósofo alemão expõe sua satisfação em conhecer alguém que pensa como ele e que, por isso, sua solidão se transformou em uma ‘dualidão’, uma solidão a dois”, disse o professor.

O Curso de Filosofia da Amperj começou em 2021. Desde 2022, foram ministradas 160 horas de aulas, com 80 encontros. Os associados recebem, toda semana, o link de acesso por e-mail e pela lista de transmissão do WhatsApp.