Notícia

Edição especial do CineDebate Amperj debate machismo, assédio moral e saúde mental

Inserido em 22 de março de 2021
Compartilhamento

Ainda na esteira do Dia Internacional da Mulher (8 de março), uma edição especial do CineDebate Amperj vai reunir a procuradora de Justiça Patrícia Carvão e a advogada e professora de Filosofia Viviana Ribeiro para um debate sobre o filme “A assistente” (Kitty Green, 2021). Elas vão discutir temas como o machismo e o assédio moral sofrido por muitas mulheres no ambiente de trabalho. A exibição do filme, seguida pelo bate-papo, será na terça-feira (30), a partir das 19h, pela plataforma Zoom.

 

Leia mais: ‘Se pudesse, faria tudo de novo’, diz Assy Mirza, primeira mulher presidente da Amperj

Amperj cria Fórum de Igualdade de Raça e Gênero; mulheres são 57% dos associados


Para Patrícia Carvão, o filme tem potencial de “trazer para o debate o machismo que ainda predomina na sociedade, externado muitas vezes de maneira sutil, quase imperceptível”. A procuradora destaca que outras obras têm trazido o foco dos espectadores para essas questões, e gerado reflexões importantes. “O filme traz um retrato bem fiel do que pode ser definido como um ambiente de trabalho totalmente adoecido”, ela aponta.

“A assistente” tem como protagonista Jane (Julia Garner), uma aspirante a produtora de cinema que consegue o emprego de seus sonhos: o de assistente de um magnata do entretenimento. Aos poucos, Jane começa a perceber que está sofrendo diversas formas de abuso. Quando procura ajuda, a personagem se depara com mais atitudes machistas, e percebe a falta de empatia com sua sensação de desconforto.

“O filme é um alerta importante para que a mulher cuide sempre da sua saúde mental e nunca se acostume com práticas machistas e nocivas em locais de trabalho”, aponta Patrícia Carvão.