Notícia

Segunda aula do curso de Literatura e Teatro vai analisar obra de Brecht

Inserido em 26 de abril de 2021
Compartilhamento

A segunda aula do curso “Literatura e Teatro: Apontamentos sobre ordem social, dogmas e fragmentação do sujeito” será nesta terça-feira (27), a partir das 18h30, pela plataforma Zoom. Ministrado pelo professor da UFF André Dias, o curso oferecido pela Amperj parte do debate de romances e peças teatrais para fazer uma reflexão sobre aspectos sociais, históricos e existenciais do passado e do presente.

Leia mais: Elite Travel cria canal exclusivo para atender associados da Amperj
EDA inicia turma preparatória para concurso de delegado da PCERJ

Com o tema “Brecht: um elogio ao conhecimento”, a aula irá abordar a obra “Vida de Galileu”, do poeta, romancista e dramaturgo alemão Bertolt Brecht.  “‘A Vida de Galileu’ é um apelo incontornável à proeminência do conhecimento, e fala de como ele precisa funcionar como um mecanismo de aproximação dos indivíduos na dimensão da humanidade”, conta André Dias. Segundo o professor, o autor ensina que “o conhecimento só é digno de ser assim chamado quando está a serviço da aproximação dos indivíduos”.

Professor associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF, e também do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da universidade, Dias acredita que o teatro tem muito a nos ajudar a pensar sobre a vida em sociedade.

A primeira aula do curso foi em março, e teve como tema “Ibsen: mesquinhez e tirania da unanimidade”. A íntegra está disponível para ser assistida na intranet da Amperj. As próximas aulas abordarão a peça “Estado de sítio” (1948), de Albert Camus, e os romances “O falecido Mattia Pascal” (1904), de Luigi Pirandello; “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.

Não é necessário realizar inscrição para participar da aula. Todos os associados da Amperj receberão na terça-feira, por e-mail, o link para acesso ao encontro.