Notícia

Amperj se reúne com deputada vice-líder do governo para tratar do novo CPP

Inserido em 13 de maio de 2021
Compartilhamento

O presidente da Amperj, Claudio Henrique da Cruz Viana, e promotoras de Justiça que atuam no Tribunal do Júri se reuniram nesta quinta-feira (13) com a deputada federal Major Fabiana (PSL/RJ), vice-líder do governo, para tratar dos riscos de retrocesso e burocratização representados pela nova redação do Código de Processo Penal (CPP), apresentada na Câmara. Foi o quarto encontro entre a diretoria da Associação e parlamentares fluminenses marcado com este objetivo.

Leia mais: Novo CPP: Amperj se reúne com mais uma deputada para tratar de reforma
Após operação policial no Jacarezinho, presidente da Amperj destaca a importância do poder de investigação do MP

“Se aprovado como está, o projeto vai trazer uma série de prejuízos para a atuação do Ministério Público e, principalmente, para a sociedade, que verá uma regressão das frentes de combate à criminalidade, corrupção e impunidade”, declarou Cláudio Henrique no encontro, na sede da Associação, no centro do Rio.

A preocupação foi compartilhada pelas promotoras de Justiça com atuação no Tribunal do Júri Carmen Eliza, Fernanda Neves e Simone Sibilio, que participaram na reunião. Responsável pelo julgamento dos crimes dolosos contra a vida, o Tribunal do Júri seria fortemente afetado pela eventual aprovação do texto do novo CPP como está, na visão das promotoras. 

Também presente, o promotor de Justiça Sauvei Lai fez uma breve retrospectiva do projeto, em tramitação desde 2010. Professor da Escola de Direito da Amperj, Lai tem participado ativamente do debate sobre a reforma do CPP.

Ele representou a Amperj e a Conamp em diversas audiências públicas promovidas pela comissão da Câmara que analisa a atualização da legislação. Segundo o promotor, “o projeto ainda não está maduro o suficiente para votação”. “É preciso um debate mais amplo e em momento mais oportuno”, completou.

O coordenador do Fórum Temático Penal e Processo Penal da Amperj, promotor de Justiça Alexander Araujo, destacou a preocupação com a importação de procedimentos de códigos de outras nacionalidades sem um devido ajuste à realidade brasileira.

Major Fabiana foi receptiva à exposição dos promotores de Justiça. Antes dela, a diretoria da Amperj se reuniu com os deputados Chris Tonietto (PSL), Hugo Leal (PSD) e Paulo Ramos (PDT). O esforço é para esclarecer pontos considerados críticos no texto atual.

O relatório apresentado ao PL 8.045/2010, que trata da atualização do CPP, estava previsto para ser analisado nesta terça-feira (12). A discussão e a votação foram adiadas após requerimento apresentado na Comissão Especial da Câmara que analisa o projeto.