Notícia

Projetos resgatam memórias do MPRJ

Inserido em 20 de julho de 2021
Compartilhamento

O Centro de Memória do MPRJ vai realizar na quinta-feira (22) a 13ª edição do projeto “Personalidades do MPRJ”, que busca contar as trajetórias de procuradores e promotores de Justiça para documentar e divulgar a história da instituição.

Leia mais: Apoiado pela Amperj, projeto social inicia segundo módulo de atividades
Amperj compartilha seu projeto de filosofia com associação do MP do Paraná

Durante o encontro online, o procurador de Justiça Márcio Klang, que é o coordenador do Centro de Memória, irá entrevistar o procurador Jorge Vacite Filho. Ele fará um apanhado de sua vivência no MP desde o ingresso, em 1977, no primeiro concurso pós-fusão da Guanabara e do Rio de Janeiro.

Vacite é cientista político e doutor em Direito Penal, e também vai falar sobre os casos de grande repercussão em que atuou no Tribunal do Júri. Abordará ainda o ofício do promotor de Justiça à luz de aspectos da sociologia jurídica atual.

Para participar, basta acessar o link encurtador.com.br/glcdo na quinta, às 10h30.

Projeto “Para Matar a Saudade”

Outro projeto do Centro de Memória do MPRJ idealizado por Márcio Klang é o “Para Matar a Saudade”, dedicado a homenagear membros que tiveram papel de destaque no MPRJ.

A 6ª edição foi dedicada ao procurador de Justiça Roberto Abranches, já falecido. “Ele sempre foi um homem muito sério, correto e íntegro. Conhecido por uma pessoa bem humorada, do bem, sempre procurando ser justo, seguindo a lei. Esses valores ele me ensinou”, disse a promotora de Justiça aposentada do MPES Angela Abranches, filha de Roberto Abranches, ao ser entrevistada.

A edição contou também com a participação da viúva de Abranches, a procuradora de Justiça aposentada Assy Mirza. Entre as curiosidades contadas por ela, está a paixão dele pelo Flamengo. “Ele realmente era uma unanimidade, conhecido pela ética, pelo companheirismo dentro do flamengo”, disse Assy.

Para assistir na íntegra acesse: https://bit.ly/36M6BHa