Notícia

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 5 de abril de 2024
Compartilhamento

Conheça mais três indicações da procuradora de Justiça Patrícia Carvão, grande apreciadora do cinema, dos filmes e das séries. Na coluna desta sexta-feira, a especialista escreve sobre filmes que são exibidos no streaming. Recomenda, ainda, “Anatomia de uma queda”, concorrente ao Oscar deste ano e que permanece nas telas dos cinemas. 

Leia Mais: Primeiro lote de inscrições no Conamp Mulher valerá até 14 de abril

Principal encontro do MP no Sudeste, Projus ainda recebe inscrições

A cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, a procuradora apresenta na newsletter da Amperj sugestões aos associados na coluna “Dicas Cinematográficas de Patrícia Carvão”.

Não deixe de acompanhar.

DANÇANDO NO SILÊNCIO

“Dançando no Silêncio está disponível no streaming (Globoplay e Telecine). É uma produção franco-argelina.

Achei o filme muito bom!

Uma jovem argelina, Houria, trabalha como camareira em um hotel e tem na dança a sua verdadeira paixão. 

Certo dia ela é atacada por um ex-terrorista cujo objetivo era roubar um dinheiro ganho por ela em  uma aposta.

Devido ao trauma sofrido, Houria perde a fala.

O filme nos traz a história de superação de Houria e também a busca de sua recuperação através da formação de um grupo de dança formado por outras mulheres, também vítimas de alguma forma de violência e/ou repressão no país.

As músicas são lindas e as coreografias, perfeitas.

A história prende a atenção do início ao fim, e nos mostra como a arte pode salvar e libertar.

Ficha

Dançando no Silêncio (Houria)

Diretora: Mounia Meddour

Elenco: Lyna Khouri e Rachida Brakni

Produção de 2023

 

EM PEDAÇOS

“Em Pedaços” mostra que algumas vezes o sistema de Justiça não é capaz de dar conta do seu papel, pelos mais diversos motivos.

O filme é uma produção franco/germânica, do ano de 2017, e traz a história de Katja, que perde o marido e o filho Rocco, vítimas de uma explosão criminosa. Ela batalha na Justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.

O julgamento dos acusados nos mostra a quantidade de manobras que podem ser utilizadas para distorcer argumentos, testemunhos e a própria realidade. Os rótulos, estereótipos e paradigmas estão sempre presentes também no sistema judicial, e a busca por justiça pode acabar trazendo ainda mais sofrimento e opressão para quem a procura.

Recomendo!

 

Ficha

Em Pedaços (Aus dem Nichts)

Diretor: Fatih Akin 

Elenco: Diane Kruger e Denis Moschitto

Produção de 2017

 

ANATOMIA DE UMA QUEDA

“Anatomia de Uma Queda” é um filme cuja proposta é trazer para o debate a lógica cartesiana que durante muito tempo alimentou (e ainda alimenta ) a lógica jurídica.

Um crime aconteceu. Surgem versões conflitantes sobre a logística do evento. O que de fato aconteceu? Quem é o culpado? Quem é a vítima?

O depoimento da principal suspeita de ter praticado o crime, a viúva, parece não se alinhar ao que a prova técnica sugere, no sentido de que a vítima poderia ter sido atingida por um objeto antes da sua queda. Houve um homicídio ou a vítima quis tirar a própria vida?

A partir desse momento começa o julgamento, e a vida privada da família passará a ser devassada em público. Não só a vida familiar, mas a personalidade de Samuel e de Sandra, que formam o casal do filme.

Todos sabemos a complexidade que rege qualquer dinâmica familiar. Não só a complexidade do relacionamento entre pares, mas a complexidade das convivências múltiplas,  entre todos os integrantes do grupo. Quantas trocas e mecanismos inconscientes estão ali em jogo e que servem de base para o seu próprio funcionamento, para a própria sustentação e manutenção? Um processo delicado, que não é regido por uma lógica que possa ser lida e analisada de forma racional. Jamais.

Mas muitas vezes o direito pretende ter unicamente o seu  olhar dirigido para os fatos, o que comprometerá o entendimento maior do conflito que chega ao Sistema de Justiça. O direito busca a verdade. Mas qual verdade será essa? Existe afinal uma verdade universal? Ou cada um vê o mundo a partir do seu lugar, das suas histórias, da sua vivência, da sua verdade?

O filho menor do casal, Daniel, presta depoimento em juízo e parte dele um “caminho” que o permite concluir, ao seu olhar, qual o desfecho de uma narrativa sofrida e tão dolorida.

Um drama jurídico forte e intenso, que merece a sua atenção.

“Anatomia de uma Queda” está em cartaz nos cinemas e no streaming (Prime Video).  Produção francesa, o filme venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes e concorreu a cinco Oscars, entre eles os de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Sandra Huller). Venceu o de Melhor Roteiro Original.

Ficha

Anatomia de uma Queda (Anatomie d’une Chute)

Diretora: Justine Triet 

Elenco: Sandra Huller e Milo Machado Grunner

Produção de 2023