Notícia

Novo CPP: Apoiada pela Amperj, Conamp tem participação ativa em audiências

Inserido em 6 de maio de 2021
Compartilhamento

As associações dos Ministérios Públicos estaduais e militares, representadas pela Conamp, estão participando ativamente dos debates sobre a reforma do Código de Processo Penal (CPP), atualmente em análise por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Nesta quinta-feira (6), a entidade esteve presente na última audiência pública virtual da série promovida pelo grupo parlamentar. 

Leia mais: Sauvei Lai representa Amperj e Conamp em audiência da Câmara sobre novo CPP
Conamp participa de audiência da Câmara dos Deputados sobre novo CPP

A Conamp participou de todos os 11 encontros realizados, que abordaram temas diversos tratados no CPP (veja lista ao fim do texto). Os debates ocorreram após a apresentação do relatório preliminar do deputado João Campos (Republicanos-GO). A nova redação representa retrocessos em relação ao conteúdo atual. Um dos pontos mais sensíveis é a restrição do poder investigatório do MP. 

O promotor de Justiça do MPRJ Sauvei Lai representou a Amperj e a Conamp na audiência desta terça-feira (4), cujo assunto foi “Prova e ações de impugnação”. Professor da Escola de Direito da Amperj (EDA), ele já participou de outras audiências públicas convocadas pela comissão da Câmara, e prestou consultoria para o novo CPP. O promotor também é integrante da comissão da Amperj formada para apresentar propostas de modificação da legislação.

A Amperj considera o novo texto divulgado “absolutamente inoportuno”, assim como a Conamp e outras entidades. Além de apoio na elaboração de um estudo técnico contendo 48 pontos críticos do relatório, com argumentos detalhados e sugestões de mudanças, a Amperj vem realizando reuniões com membros da comissão da Câmara. 

A diretoria já recebeu os deputados federais Paulo Ramos (PDT-RJ) e Hugo Leal (PSD-RJ). O objetivo desses encontros é sensibilizar os parlamentares quanto ao impacto negativo do CPP como está, com destaque para a redução do papel do MP, que tantas contribuições para o combate à criminalidade no país. 

Confira abaixo todos os temas tratados nos debates temáticos da Câmara dos Deputados, com participação da Conamp:

1) Princípios fundamentais, julgamento antecipado

2) Juiz das garantias e investigação criminal

3) Investigação criminal

4) Sujeitos do processo e audiência de custódia

5) Direitos da vítima e Justiça restaurativa

6) Competência, atos Processuais e nulidades

7) Prova e ações de impugnação

8) Tribunal do Júri

9) Sentença, recursos e execução da pena em 2ª instância

10) Medidas cautelares e condução coercitiva

11) Processo, procedimentos (arts. 264 a 320, 410-416) e cooperação jurídica internacional